TERMOQUIZ

Kathely Priscila Souza Trindade, Maiara Viviane Oliveira dos Santos, Bruna Moreira, Raul Catsuraiama, Nilcéia Marins da Silva, André Molina Neto

Resumo


A dinâmica, como atividade educacional complementar, sempre foi muito importante para os alunos, pois trata-se de uma competição que estimula o aprendizado e consequentemente melhora a sua qualidade escolar. Pensando em alternativas para auxiliar o professor na exposição dos conteúdos, elaborou-se uma dinâmica no formato de um Quiz envolvendo o conteúdo componente curricular do segundo bimestre para o segundo ano do Ensino Médio; termoquímica. A termoquímica é o fenômeno físico-químico que estuda as reações químicas e físicas que envolvem calor. Para preparação deste Quiz, os acadêmicos acompanharam as aulas onde o referido assunto foi abordado pela professora. Dessa maneira elaborou-se um jogo sobre o mesmo que continha nove questões retiradas de vestibulares e avaliações federais disponíveis na internet. Os alunos foram divididos em três grupos e receberam folhas sulfites onde deveriam marcar suas respostas em 60 segundos. Esse tempo foi escolhido, visto que a maioria desses alunos estão em fase de preparação para avaliações externas como vestibulares e ENEM; sendo que pra esses o tempo destinado a realização de cada questão, pode ser ainda menor no dia da Redação. Sem considerar que nessas avaliações o aluno deve responder individualmente, enquanto que no jogo, ele tinha a colaboração dos colegas. As questões de múltipla escolha, continham 4 alternativas e eram lidas por um dos acadêmicos ao mesmo tempo em que os alunos tinham acesso a uma cópia dessas. Os grupos anotavam, suas escolhas em uma folha sulfite, que eram recolhidas pelos bolsistas ao final do tempo determinado. As notas auxiliaram a professora na avaliação final. Os alunos apresentaram muita dificuldade em responder a maioria das questões. Talvez por sua falta de atenção as aulas, ou devido a pressão exercida pelo tempo. Uma forma de sanar essa dificuldade seria os alunos participarem de mais aulas de reforços, dinâmicas e metodologias escolares tais como: feiras, teatros e experimentos didáticos, melhorando seu desempenho em sala de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.