A INTERTEXTUALIDADE ENTRE A OBRA IRACEMA E O FILME AVATAR: CONSTRUINDO UM TEXTO DIGITAL ATRAVÉS DE UMA FANFIC

Jhulye Sparrenberger Marti, Daniele Cristina Avelino Feitosa

Resumo


Em vista do conteúdo a ser trabalhado segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio, as correntes literárias, a professora regente de Língua Portuguesa da Escola Estadual Cel. Juvêncio localizada na cidade de Jardim-MS, aplicou na sala do 2º ano o projeto intitulado “Redescobrindo a leitura”, que visa incentivar a leitura entre os alunos e o conhecimento empírico de obras clássicas. O projeto será dividido em 2 partes. A primeira parte já foi realizada no 1º Semestre e a segunda está em andamento. O objetivo da primeira parte do projeto foi aprender as características particulares da 1ª geração romântica, o nacionalismo, além de compreender a relação de um texto com outro, a intertextualidade. Para isso foram necessárias em média 8 aulas com a duração de 50 minutos cada. Os alunos realizaram a leitura da obra Iracema, de José de Alencar, assistiram ao filme “Avatar” na sala de multimídia, o cine pipoca, com o uso da lousa digital. Para trabalhar a intertextualidade entre as duas obras, a turma foi dividida e cada grupo confeccionou cartazes com as características das práticas semelhantes: personagens principais, personagens secundários, enredo, rivais etc. Foi feita a exposição desses cartazes nos murais da escola. Para a segunda parte do projeto, nosso objetivo é que os alunos elaborem a chamada produção textual colaborativa, através da Fanfic: gênero textual que engloba a escrita criativa, a metalinguagem em meios eletrônicos. As Fanfics são histórias escritas por fãs, a partir de livros, quadrinhos, animes, filmes, séries de TV, bandas ou atores construídas somente pelo meio literário. A intenção é que os participantes do projeto possam atuar na modificação das versões de textos construídas pelos demais e assim propor discussões metapragmáticas tanto de ordem discursiva quanto de ordem estrutural. Segundo Azzari (2013) a metalinguagem é expressa de forma multimodal e permite ao leitor continuar o processo de apropriação do discurso. Dialogando com o projeto maior elaborado pela professora regente, nós, bolsistas do PIBID na escola citada, estamos acompanhando as produções textuais dos alunos, que estão sendo realizadas na sala de tecnologia sendo assim os resultados encontram-se em fase de processo.


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