QUEBRANDO AS DÚVIDAS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Maiara Viviane Oliveira dos Santos, André Molina Neto, Kathely Priscila Souza Trindade, Leonardo Reis, Nilcéia Marins da Silva, Raul Catsuraiama

Resumo


O PIBID -Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência vêm auxiliando alunos e professores em suas funções na escola. Os acadêmicos, integrantes do programa, planejam e executam atividades como reforços, peças teatrais, jogos, projetos, experimentos e ajuda em sala de aula. Com base em observações feitas pelos acadêmicos, ao assistirem as aulas de Química, elaborou-se um jogo abordando as ligações químicas com o objetivo de fixar e avaliar, os conteúdos expostos, de uma maneira diferenciada. Montou-se um quebra-cabeças, em formato triangular, onde continha os três tipos de ligações: ligação Iônica ou eletrovalente; Covalente Molecular e Metálica. Na primeira peça do triangulo,havia o nome da ligação, na segunda uma característica e a base apresentava uma substância exemplificando cada tipo de ligação.Os bolsistas, que comandavam o jogo, tinham em seus domínios dicas para aqueles grupos que necessitassem de ajuda. A sala foi dividida em cinco grupos, sendo que essa divisão foi feita pelos acadêmicos colocando juntos alunos que geralmente não se relacionavam para que houvesse interação entre os mesmos. Quando um grupo terminasse de montar seu quebra-cabeça, dava o sinal e todos os outros paravam de montar suas peças. Caso o grupo errasse, os bolsistas davam a ordem para que o jogo fosse reiniciado. Os 3 grupos que terminaram primeiroforam premiados conforme a sua colocação. O jogo foi aplicado nos primeiros anos do ensino médio da Escola Estadual Vinícius de Moraes, Naviraí-MS, período matutino e, ocupou em média 20 minutos da aula. Os alunos demonstraram familiaridade com a atividade, não apresentando dificuldades para montarem seus quebra-cabeças. As poucas dúvidas demonstradas, referente ao conteúdo, foram sanadas ao final da aula. Essa metodologiapode ser usada tanto para avaliar quanto para auxiliar no processo de aprendizagem, já que, se trata de uma atividade que estimula a cooperação e a diversão no ambiente escolar. A parceria entre escola e Universidade vem dessa maneira, atender as necessidades da escola e em contrapartida desenvolver no acadêmico habilidades para ensinar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.