MONITORIA DE MORFOLOGIA VEGETAL CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Eduarda Jankauskas Gois, Eloisa Zambini Martins Alves, Natália Hilgert de Souza Carnevali

Resumo


Como um instrumento para melhorar o ensino, a monitoria é proposta como prática e experiência pedagógica que, para o aluno de licenciatura, propicia um contato com a prática de ensino visando fortalecer a articulação entre teoria e prática. A monitoria é um trabalho que promove a interação e a troca de conhecimento entre os acadêmicos, sendo uma atividade formativa de ensino, além de despertar no monitor o interesse pela docência, por meio do desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando experiência diária da vida acadêmica em atividades diversas. O presente trabalho teve como objetivo auxiliar os acadêmicos do segundo ano do curso de Ciências Biológicas, da unidade universitária de Mundo Novo, na compreensão da disciplina de Morfologia Vegetal. A metodologia aplicada foi baseada em diálogos e discussão coletiva e/ou individualmente. Os encontros ocorreram na biblioteca da unidade e em sala de aula, todas as terças e quintas-feiras Além do auxílio aos alunos nas atividades regulares da disciplina, tais como montagem de exsicatas e classificação de órgãos vegetativos e reprodutivos, também foram realizadas atividades ligadas à criação de uma coleção botânica na unidade. Foram organizados e reclassificados materiais didáticos já existentes para montagem de carpoteca, espermateca e coleção de raízes e caules carnosos e secos. Além disso, acompanhamos a professora em uma aula em campo no Horto Florestal de Mundo Novo, onde foi efetuada coleta de plantas, classificando-as quanto ao habitat e hábito de vida, e organograficamente. Houve participação efetiva dos acadêmicos em todas as atividades didáticas, o que resultou em notas satisfatórias no longo das avaliações. A prática de monitoria contribui de forma efetiva na construção do conhecimento e no processo de ensino-aprendizagem tanto do monitor, com sua experiência, quanto dos alunos monitorados. Integra-se à carga intelectual e social do aluno monitor, mostrando perspectivas acadêmicas, sendo um estímulo que exige comprometimento e responsabilidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.