BARALHO DE NEUTRALIZAÇÃO E BALANCEAMENTO

Autores

  • Giovana Silva Lima
  • Lucry Marcos Mathias da Silva Filho
  • Micheli dos Santos Souza
  • Silas Helede de Carvalho
  • Karoline Figueira Cruz
  • Wagner Antonio Farias Doncev

Resumo

Para melhor aprendizagem em sala de aula o professor precisa de uma excelente didática. Uma forma de prender a atenção dos alunos e fazê-los encarar as aulas de um jeito diferente é trazer materiais lúdicos para o cotidiano. Jogos são uma ótima maneira de levar a sala inteira a participar da aula e aprender brincando. Com o passar dos anos e das séries, fazer com que os jovens e adolescentes se interessem pelas matérias fica cada vez mais difícil, portanto o tipo de jogo apresentado à sala precisa ser do mesmo nível. O jogo de baralho que estará sendo apresentado levou os alunos da rede pública estadual Antônio Fernandes do 1° ano do E.M. a aprender a neutralizar ácidos-bases, realizar o balanceamento nas reações químicas, fazendo-os compreender que toda vez que um ácido e uma base se misturam são formados sal e água, entender como se utiliza o NOX para que o balanceamento aconteça e cada vez mais conhecer os elementos da tabela periódica, uma vez que eles tiveram contato com muitos dos elementos e repetidas vezes. O jogo funciona da seguinte maneira: a sala se divide em grupos de 4 a 6 pessoas. Cada aluno tem direito a 9 cartas. Ao pegar essas cartas deve-se observar as combinações que já conseguem ser formadas, tendo que ser um ácido e uma base que resultará em sal e água, ambos devidamente balanceados. Se as cartas não forem o suficiente o aluno tem direito a pegar cartas do monte, sendo uma por rodada, e descartar outra da mesma forma. Quem conseguir primeiro o maior número de combinações até que suas cartas acabem ganha a partida em 1° lugar. Assim o jogo prossegue e os outros alunos também vão conseguindo balancear e neutralizar os elementos, ficando em 2° e 3° lugar. Após o jogo ser realizado em sala de aula durante algumas semanas foi possível observar como o conhecimento desses alunos aumentou, o quanto o jogo chamou a atenção, trouxe entretenimento e ao mesmo tempo aprendizado, gerando tanto envolvimento a ponto de os alunos levarem o baralho para fora da sala, nos intervalos e minutos livres, apresentando para outros jovens de seus círculos de amizade.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

Lima, G. S., Filho, L. M. M. da S., Souza, M. dos S., Carvalho, S. H. de, Cruz, K. F., & Doncev, W. A. F. (2018). BARALHO DE NEUTRALIZAÇÃO E BALANCEAMENTO. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4677

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)