SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR GEOGRAFIA E LETRAS: RE(CONHECENDO) DE PERTO O PROFISSIONAL E A PROFISSÃO

Nádia Jeniffer Cardoso, Jaqueline Ribeiro Machado, Nadia Cristina da Silva Lima

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, de acordo coma Capes (2013), é uma iniciativa para aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica.O programa concede bolsas a alunos das licenciaturas envolvidas nos projetos de Iniciação à Docência em parceira com escolas da rede pública e visa promover a inserção dos licenciados, nessas comunidades na perspectiva de que desenvolvam atividades sob orientação do professor da escola parceira, que é o(a) professor(a) supervisor(a).O presente pôster tem por objetivo principal divulgar os resultados obtidos com o desenvolvimento do Projeto Ensino Médio Inovador (6º tempo), nas aulas de Geografia do 3º ano ‘A’, matutino da Escola Coronel Pedro José Rufino, em Jardim/MS, atividade que foi desenvolvida dentro do Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Subprojeto Interdisciplinar Geografia e Letras/ UEMS/Jardim. Para o desenvolvimento deste subprojeto, foi realizado, primeiramente, um levantamento entre os estudantes sobre suas pretensões de cursos, quais áreas mais os interessa e se já traçaram panoramas para o ingresso no Ensino Superior, foi realizado então o processo de investigação referente à existência desses profissionais aqui na cidade e quais tem mais disponibilidade para comparecer a escola. Inicialmente, foram contatados profissionais, principalmente da comunidade local, formados em diferentes áreas para ministrarem palestras, discorrendo sobre o cotidiano do exercício de sua função. Indicando os principais fatores que marcaram a trajetória, na visão de cada profissional em seu período acadêmico, enfatizando, dessa forma, a importância de uma formação universitária. Pesquisas também foram realizadas pelos alunos e trazidas à sala de aula, para debates, com informações importantes, como duração do curso, instituições mais próximas e salários por localidade. Foi trabalhado juntamente com o projeto as mudanças no ENEM 2017 e os possíveis temas de redações com o intuito de auxiliar na aprendizagem e na elaboração da redação, que de extrema importância para realizar uma boa prova e conquistar uma vaga na universidade. Através deste projeto tivemos a oportunidade de colaborar, incentivar e promover a perspectiva daimportância de uma formação universitária. As palestras e diálogos com os profissionais foram essenciais para o desenvolvimento do projeto.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.