IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Karoline Figueira Cruz, Josiane Silva Ferraz, Lucry Marcos Mathias da Silva Filho, Micheli dos Santos Souza, Silas Helede de Carvalho, Giovana Silva Lima

Resumo


O projeto apresentado tem como objetivo proporcionar aos alunos uma maneira diferente da tradicional de aprender a química orgânica. O projeto foi aplicado na escola estadual Antônio Fernandes, com o auxílio dos bolsistas do PIBID, durante as aulas de química, aos alunos dos 3º anos do ensino médio do período matutino. Primeiramente foram selecionadas vinte (20) estruturas orgânicas com vários níveis de dificuldade, após realizou-se a elaboração de fichas descrevendo as características de cada uma. Depois foram confeccionadas peças que continham os elementos organógenos que seriam necessários para a montagem das estruturas. A atividade foi aplicada em Abril, na sala de aula, sob á supervisão da professora da turma. No início da aula os alunos se dividiram em cinco (5) grupos e cada um ficou sob á supervisão de um bolsista. Cada grupo recebeu um kit que continham as fichas, as peças e folha de sulfite para a realização da montagem das estruturas. O aluno sorteava a ficha e analisando as características descritas nela, ele deveria montar na folha a estrutura orgânica, utilizando as peças contendo os elementos organógenos. Esse processo foi realizado por todos os alunos do grupo até formarem no mínimo onze (11) estruturas. No final da aula os grupos entregaram suas folhas com as cadeias orgânicas montadas ao professor, sendo estas avaliadas posteriormente. Durante a realização da atividade proposta ficou evidente o interesse dos alunos através da participação e da interação com o grupo. Com essa motivação e auxílio entre si, obteve-se um resultado satisfatório na avaliação do processo, pois dentre os 54 alunos participantes, 74% apresentaram notas dentro da média (acima de 6,0). Ao compararmos o desempenho dos alunos nesta atividade com outra de mesmo conteúdo, pode ser observado que com a atividade lúdica o aluno teve um melhor desempenho e apresentou grande interesse em realiza-la, mostrando assim a importância de uma atividade diferenciada e lúdica para o ensino-aprendizagem dos alunos no ensino de química orgânica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.