“LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, DE GÊNERO E MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA”

Autores

  • Isabel Ribeiro Barbacena
  • Cristiane Pereira Lima
  • Léia Teixeira Lacerda

Resumo

Este pôster visa apresentar os resultados das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de bolsa de iniciação à Docência – no subprojeto Pibib/interdisciplinar, da Universidade de Mato Grosso do Sul – UEMS – Unidade de Campo Grande. A proposta foi desenvolvida na Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, em uma classe do 2º ano do Ensino Fundamental com idades entre sete á nove anos de idade com o objetivo de estimular o processo de ensino e aprendizagem, por meio da leitura livros paradidáticos, textos, filmes e vídeos, abordando conteúdos ligados às questões étnico-raciais, de gênero e ambiental, com ênfase na alfabetização. Em razão dessa classe possuir vários estudantes repetindo esta mesma série devido a grande dificuldade de leitura. Para tanto, foram utilizadas um conjunto de ações, procedimentos e atividades que oportunizaram à apreensão dos conteúdos por parte dos estudantes. Para o embasamento teórico e metodológico com relação às práticas de ensino utilizamos os teóricos da área de linguística que tratam do processo de leitura e escrita de textos. Já para tratar das questões étnico-raciais os materiais didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação e textos de estudiosos da área de história de antropologia. Para a compreensão dos aspectos cognitivos, afetivos e histórico-cultural Nos fundamentamos nos teóricos do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os estudantes conseguiram compreender teoricamente os diferentes aspectos que constituem as diversidades étnico-raciais, de gênero e ambiental por meio do estudo de textos e das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula durante o percurso do projeto, oportunizando refletirem e formarem novas atitudes e convicções sobre essa temática. Durante o percurso do projeto percebeu-se a necessidade de agregar a este algumas atividades vinculadas à conscientização e necessidade de práticas de higiene bucal e corporal. Foram distribuídas escovas de dente e creme dental para os trinta e dois estudantes atendidos por este projeto.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Barbacena, I. R., Lima, C. P., & Lacerda, L. T. (2018). “LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, DE GÊNERO E MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA”. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4669

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS