“LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, DE GÊNERO E MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA”

Isabel Ribeiro Barbacena, Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda

Resumo


Este pôster visa apresentar os resultados das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de bolsa de iniciação à Docência – no subprojeto Pibib/interdisciplinar, da Universidade de Mato Grosso do Sul – UEMS – Unidade de Campo Grande. A proposta foi desenvolvida na Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, em uma classe do 2º ano do Ensino Fundamental com idades entre sete á nove anos de idade com o objetivo de estimular o processo de ensino e aprendizagem, por meio da leitura livros paradidáticos, textos, filmes e vídeos, abordando conteúdos ligados às questões étnico-raciais, de gênero e ambiental, com ênfase na alfabetização. Em razão dessa classe possuir vários estudantes repetindo esta mesma série devido a grande dificuldade de leitura. Para tanto, foram utilizadas um conjunto de ações, procedimentos e atividades que oportunizaram à apreensão dos conteúdos por parte dos estudantes. Para o embasamento teórico e metodológico com relação às práticas de ensino utilizamos os teóricos da área de linguística que tratam do processo de leitura e escrita de textos. Já para tratar das questões étnico-raciais os materiais didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação e textos de estudiosos da área de história de antropologia. Para a compreensão dos aspectos cognitivos, afetivos e histórico-cultural Nos fundamentamos nos teóricos do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os estudantes conseguiram compreender teoricamente os diferentes aspectos que constituem as diversidades étnico-raciais, de gênero e ambiental por meio do estudo de textos e das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula durante o percurso do projeto, oportunizando refletirem e formarem novas atitudes e convicções sobre essa temática. Durante o percurso do projeto percebeu-se a necessidade de agregar a este algumas atividades vinculadas à conscientização e necessidade de práticas de higiene bucal e corporal. Foram distribuídas escovas de dente e creme dental para os trinta e dois estudantes atendidos por este projeto.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.