EVOLUÇÃO HUMANA: DA ILUSTRAÇÃO PARA O REAL

Joice Kely Vasconcelos Brasil, Adriana Marcia dos Santos, Bianca de Oliveira Souza, Elicléia Maria de Souza Silva, Fernanda Polli Pinheiro, Sandra Turini Militão

Resumo


É consenso na área da educação que a implantação de atividades práticas influencie de forma extremamente positiva no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando experiências mais interativas aos alunos que passam a ver os conteúdos como algo mais próximo de sua realidade. No entanto, para que isso ocorra é necessário que haja a participação de ambos os lados, ou seja, professor e alunos. O objetivo do presente projeto foi mostrar de uma forma lúdica e ao mesmo tempo didática pontos importantes da evolução humana, tornando o conteúdo atrativo para crianças do sexto ano do período vespertino da Escola Estadual Senador Filinto Muller, em Ivinhema (MS). Para o desenvolvimento da atividade os bolsistas do PIBID foram até a sala de aula vestidos a caráter, buscando atrair a atenção dos alunos para uma breve síntese sobre os hominídeos. Para tal apresentação utilizou-se o datashow, com slides previamente preparados e um banner com ilustrações dos hominídeos, em uma linha cronológica. Foram confeccionados alguns instrumentos associados ao período pré-histórico, como por exemplo, uma lança feita com EVA e madeira, uma fogueira feita com madeira e papel, uma machadinha feita com madeira, cipó e pedra, além de um cartaz ilustrativo de um casal de hominídeos, feitos com isopor e coloridos com tinta. Esses instrumentos foram levados até a sala de aula e apresentados aos alunos durante a explicação dos slides. Ao final da explicação realizaram perguntas relacionadas ao tema, após o termino da atividade o cartaz dos hominídeos ficou exposto para fotos com os alunos. Durante toda a realização da atividade prática, os alunos demonstraram um grande interesse e interagiram sempre que requisitados. Além disso, os alunos também responderam corretamente a maioria das perguntas, demonstrando assim, uma boa compreensão do tema abordado. Pode-se concluir então, que a realização da atividade diferenciada consiste em um bom instrumento para ser utilizado na aplicação de temas que normalmente não receberiam muita atenção por parte dos alunos durante as aulas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.