HQS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO DO LEITOR

Caroline Costa Ferreira, Beatriz Oliveira Costa

Resumo


O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem como um de seus principais objetivos o de estimular o aluno de licenciatura a se tornar professor. Dessa forma, busca inserir o licenciando na escola de ensino básico, proporcionando-lhe conhecimento prático antes de concluir a graduação. Assim, une conhecimento teórico promovida pela Universidade à prática docente. Dentro dessa proposta, desenvolvemos a intervenção didática por intermédio da leitura de histórias em quadrinhos (HQs) durante as aulas de Língua Portuguesa, de maneira a proporcionar que o aluno da educação básica perceba as diversas possibilidades e temas presentes nas HQs. Nesse aspecto, levamos a esse educando conhecimento de forma em que ele aprendeu não só como ler um livro, mas como também ler o mundo. O exercício da leitura propicia que o discente pense por si mesmo, atribuindo e aperfeiçoando sua visão e criticidade acerca de tudo o que o cerca. Assim, por meio das práticas de leitura associadas aos textos do próprio meio do aluno, ele poderá absorver de uma forma mais didática, recreativa e natural desde a sensibilidade poética ao mais lúcido e analítico artigo. A elaboração da temática baseada em HQs serviu para que o aluno tivesse contato com a leitura de uma forma mais prática na qual foi facultado a ele que aprendesse a analisar além do que está escrito, obtendo, assim, informações da própria história pelos detalhes e feições dos personagens, haja vista que parte discente tem dificuldade em compreender a leitura que faz. Todos nós somos leitores em construção, tendo em vista que, além de aprendermos a ler verdadeiramente, aos poucos e de acordo com a frequência em que exercemos atividades práticas de leitura, temos necessidade de explorar e interagir com o que está exposto como forma de aprimorar tanto a compreensão textual como nosso próprio senso crítico. A utilização de HQs como ferramenta pedagógica promoveu uma sequência didática diferente, interessante e produtiva para o aluno do ensino básico e experiência ao universitário, cumprindo, desse modo, com o proposto pelo Pibid.


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