PROJETO: ENGLISH BASIC ONE

Kely Fernanda

Resumo


O propósito deste trabalho é apresentar um relato acerca do projeto English Basic One desenvolvido no Projeto Amigão/Instituição Governamental Municipal/Cassilândia/Mato Grosso do Sul. O objetivo do projeto é ministrar aulas de inglês para crianças e adolescentes carentes da cidade de Cassilândia na faixa etária de 9 a 13 anos. As aulas são realizadas de modo dinâmico para chamar a atenção dos alunos para que os mesmos tenham interesse pelo aprendizado Norteada pela teoria da abordagem comunicativa (Widdowson, H.G, 1991) e PCN da língua inglesa, nas aulas do projeto são utilizados jogos, como por exemplo, o jogo da memória, bingo, caça palavras, palavras cruzadas, atividades de colorir para aprender as cores em inglês, filmes legendados referentes à idade dos alunos para que ela desenvolva uma compreensão de leitura mais rápida, atividades lúdicas para que eles desenvolvam a imaginação e sua capacidade motora e de raciocínio, cartazes representando partes do corpo humano e partes de uma casa para que sempre que o aluno entrar na sala de aula ele possa lembrar o vocabulário aprendido e estímulo à oralidade por meio de práticas teatrais e músicas, sempre com o intuito de melhorar o conhecimento do léxico e funções comunicativas do aluno. Por meio de brincadeiras, os alunos conseguem aprimorar tanto a competência linguística, como também discursiva, através de estímulos cognitivos que envolvem a prática oral e textual de uma forma que ele esteja sempre estimulado a aprender. O projeto já se encerrou, e foi perceptível a desenvoltura dos alunos quanto ao aprendizado da língua inglesa e também à vontade em aprender uma língua nova a cada aula que eles assistem. O PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão em que este projeto está inserido tem o intuito de levar para a comunidade conhecimentos acadêmicos, assim como, permitir que os alunos ministrantes sejam também instigados a questionar a sua prática pedagógica (Thioelent, M., 1982). Portanto, nesta comunicação apresentarei minha didática utilizada neste contexto, a resposta apresentada pelos alunos e minhas reflexões sobre o processo de formação do professor de inglês.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.