PARÓDIAS EM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO ENTRE FÍSICA E LETRAS

Josiane Fernandes, João Pedro Piccoli

Resumo


Objetivo:Estimular o gosto pela Física de maneira lúdica e prazerosa, de modo a desenvolver linguagem oral e escrita, as habilidades de inferência, conclusão, extrapolação, análise crítica e reflexão. O diferente artifício proporciona ao aluno essa vivência pela riqueza de informações que ela contém. Metodologia:O trabalho apresentado deu-se a partir da terceira edição do “ Concurso de Paródias da Escola Estadual Presidente Vargas”, proposto aos alunos de primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio e desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos de Letras/Habilitação Inglês e Física, participantes do PIBID, subprojeto Interdisciplinar, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante todo o processo de construção do projeto, desde a escolha do tema até a premiação dos alunos participantes, contou-se com a participação de alguns professores, coordenadores, da diretora e da vice-diretora da escola.Os temas abordados para composição das paródias foram: Fluídos para o primeiro ano, Termodinâmica para o segundo ano e Eletricidade para o terceiro. Os alunos utilizaram dos recursos constantes no edital pré-elaborado tais como as anotações feitas nas aulas de Física e Língua Portuguesa, pesquisas em livros, revistas, jornais, internet, CD’s e outras fontes. As letras das paródias foram postas sobre uma música já existente, de autoria conhecida. As “obras” elaboradas foram registradas utilizando filmadoras, máquinas fotográficas e celulares para captar os cenários e as performances dos grupos, e para edição dos videoclipes foram utilizados os softwares baixados nos computares e notbooks dos alunos, que entre eles, o principal foi o Windowns Movie Maker.Resultados e Discussão: Foram parodiadas músicas que fazem sucesso na atualidade e que estão no gosto popular dos adolescentes, ou seja, que estão sendo veiculados constantemente nos meios de comunicação, principalmente na internet.Foram selecionados e classificados três trabalhos no terceiro concurso de paródias, que foram premiados com troféu para o grupo e medalhas para todos os participantes. Todas as músicas parodiadas estão disponíveis no Canal do Youtube, tendo em vista que no regulamento estava especificado que assim deveria ser feito.Conclusões:O ensino por meio de projetos tem como objetivo principal inovar e romper com o marasmo das aulas tradicionais, onde o aluno aprende fazendo e reconhece a própria autoria naquilo que produz.Acreditamos que conseguimos cumprir com todos os objetivos que propomos anteriormente, porque os alunos compreenderam ideia e todos eles de acordo com a capacidade e respeitando a limitação de cada fizeram o seu melhor e o resultado foi surpreendente. Este trabalho foi importante para os alunos, não somente pelas notas e pelos prêmios recebidos, todos eles foram vencedores porque conseguiram superar suas dificuldades, relacionado à confecção das paródias assim como a exposição dos trabalhos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.