LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA INTERVENÇÃO NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Jorge Leite, Julliana Beatriz Tribesse Patrício Dargel, Caio Simão Carnaúba de Oliveira

Resumo


Este trabalho tem como intuito relatar o que foi desenvolvido no ano de 2016 pelos estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Cassilândia do curso de Letras – Português/Inglês. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), executado na Escola Estadual São José/Cassilândia/Mato Grosso do Sul com as turmas do 3º ano do ensino médio enfatizou a produção de textos com o propósito de melhorar tanto o desempenho na escrita do aluno do ensino básico, como também o de aflorar o senso crítico desse estudante. Nesse sentido, com o objetivo de efetivar a proposta didática sobre produção de textos, foram utilizados como subsídios teóricos e metodológicos Koche (2014), Dargel (2011) Koch (2009), Marcuschi (2008) e Henrique e Pereira (2002). Para tanto, esses pressupostos foram apresentados desta forma e sequência: o significado da produção textual na vida das pessoas como ato comunicativo; como dissertar com fundamento no posicionamento crítico do locutor e, além disso, como usar o conhecimento da língua materna a favor de uma boa produção textual; o uso de materiais de apoio, como dicionários e textos apostilados. Dessarte, esses textos ajudaram muito por abordarem os gêneros textuais, todavia, foram enfatizados, no decorrer desta atividade, textos do gênero argumentativo, tendo em vista que este é um dos principais gêneros solicitado nos vestibulares e no ENEM. Entretanto, os demais gêneros foram comentados brevemente. Após as discussões, o aluno foi orientado a escrever a produção textual. Vários debates e produções textuais dissertativas-argumentativas, sobre diversos temas polêmicos, foram pleiteados afim de aprimorar a expressão do senso crítico tanto na oratória como também na escrita. Contudo, comparando os textos produzidos durante o ano inteiro de atividade, constatou-se desenvolvimento significativo na escrita do aluno. Ademais, as questões interligadas a respeito do desempenho linguístico do aluno demonstraram que o discente progrediu bastante.


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