MONITORIA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MUNDO NOVO-MS

Autores

  • Joice Kellen Ventura dos Santos
  • Zildamara dos Reis Holsback

Resumo

A importância da monitoria nas disciplinas de ensino superior está relacionada a benefícios para o aluno monitor, para os alunos matriculados na disciplina e para o professor. O acadêmico que faz a monitoria tem a oportunidade de estudar novamente o conteúdo da disciplina, desenvolve novas habilidades relacionada a organização de aulas, e de relação com os alunos, algo bastante importante em cursos de licenciatura. Os acadêmicos que cursam disciplinas, as quais possuem monitores, podem contar com mais um agente, além do professor, para auxiliá-los a se organizar no estudo. A atividade de docência é mais eficiente naquela disciplina em que há um acadêmico monitor, esse colabora na organização das aulas práticas, além de contribuir com troca de conhecimentos com o professor orientador. Este resumo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo monitor na disciplina MCPEC (Metodologia Científica e Pesquisa no Ensino de Ciências) realizado durante o primeiro semestre de 2017. Na disciplina MCPEC, foram abordados pela professora os métodos e instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. Foram abordados o método científico, elaboração de projetos, redação científica, interpretação de dados e a construção de um trabalho acadêmico. Como primeira avaliação, cada acadêmico matriculado elaborou um projeto de pesquisa, preferencialmente dentro da área de ensino de ciências. A segunda avaliação contemplou a coleta de dados e elaboração de um trabalho científico referente ao projeto que havia sido construído no início do semestre. A monitora de MCPEC desenvolveu atividades presenciais em horário diferente ao horário de aula, essas atividades contemplaram auxílio aos alunos relacionados à organização dos projetos, de trabalhos acadêmicos e atendimento às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para apresentação de trabalhos, citações e referências. O atendimento contemplou 8 horas semanais distribuídas de segundas às sextas-feiras, no qual muitos alunos buscaram o atendimento da monitora, especialmente relacionado a formatação de documento em software de processamento de texto. Considera-se que a atividade de monitoria foi útil para os acadêmicos matriculados na disciplina, para o professor e especialmente para a acadêmica monitora que além da oportunidade de estudar novamente o conteúdo da disciplina e desenvolver habilidades para o atendimento aos alunos, recebeu uma bolsa para desenvolvimento das atividades e contribuiu ativamente para melhoria da aprendizagem dos alunos e da qualidade do ensino.

Downloads

Publicado

2018-03-19

Como Citar

Santos, J. K. V. dos, & Holsback, Z. dos R. (2018). MONITORIA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MUNDO NOVO-MS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4617

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)