UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA POR MEIO DE TEXTOS CLÁSSICOS

Mirceia Terezinha Suffiatti Mesnerovicz Vareiro, Carla Villamaina Centeno

Resumo


Este trabalho visa apresentar os resultados do Programa Institucional de Monitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, realizada no período de abril a novembro de 2016, sob a orientação da professora Carla Villamaina Centeno. A monitoria consistiu em realizar um estudo prévio dos textos clássicos que compunham o plano de trabalho das disciplinas Educação Moderna e Itinerários Científicos I. Por meio de um encontro semanal com a professora orientadora, foram sanadas as dúvidas e a forma mais adequada de trabalho junto aos alunos. Semanalmente a monitora esteve disponível aos alunos na biblioteca da UEMS em dois períodos de quatro horas cada, para acompanhamento e discussão dos conteúdos ministrados. Na semana que antecedeu à avaliação, foram realizados grupos de estudo com ênfase na caracterização das epistemologias: positivismo, marxismo, fenomenologia e estruturalismo. Após a avaliação iniciou-se as orientações para a elaboração do trabalho de conclusão de disciplina, o qual foi proposto investigar uma dissertação com o objetivo de indicar qual das teorias estudadas embasaram-na. Esses atendimentos foram realizados presencialmente, por telefone e por e-mail. Os alunos realizaram a leitura da dissertação escolhida e apresentaram uma análise prévia. A monitoria não objetivou afirmar ao aluno qual era essa vertente, mas conduzi-lo a uma conclusão mais acertada por meio dos pontos que destacou e respondendo as perguntas da monitora. Alguns trabalhos precisaram ser relidos para identificar de fato por qual vertente o pesquisador movimentava-se. A disciplina Itinerários Científicos I é uma das mais densas do curso de Pedagogia, as reflexões não são realizadas por meio de intérpretes, mas pela leitura do autor da obra. Na escuta dos alunos, observou-se que a maioria não está habituada à densidade dos conteúdos. Assim, a partir da leitura prévia, foram realizadas discussões destacando suas dúvidas. A monitora também solicitou auxílio da professora orientadora em caso de dúvidas. A resposta dos alunos foi positiva ao entendimento que apreendiam dos textos ao final das orientações. A avaliação refletiu o resultado desses grupos de estudo, bem como a elaboração dos trabalhos escritos. Os trabalhos de conclusão de disciplina refletiram também os resultados das orientações. O Programa Institucional de Monitoria permitiu o aperfeiçoamento para a formação da discente, devido à retomada mais aprofundada dos textos clássicos e por meio da experiência de trabalhar no reforço do trabalho didático, de forma dialética, dos alunos ingressantes, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico de ambos, monitor e aluno. A monitoria, portanto, contribuiu no auxílio à interpretação dos textos, à apresentação dos seminários e à orientação do trabalho final de disciplina.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.