UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA POR MEIO DE TEXTOS CLÁSSICOS

Autores

  • Mirceia Terezinha Suffiatti Mesnerovicz Vareiro
  • Carla Villamaina Centeno

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados do Programa Institucional de Monitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, realizada no período de abril a novembro de 2016, sob a orientação da professora Carla Villamaina Centeno. A monitoria consistiu em realizar um estudo prévio dos textos clássicos que compunham o plano de trabalho das disciplinas Educação Moderna e Itinerários Científicos I. Por meio de um encontro semanal com a professora orientadora, foram sanadas as dúvidas e a forma mais adequada de trabalho junto aos alunos. Semanalmente a monitora esteve disponível aos alunos na biblioteca da UEMS em dois períodos de quatro horas cada, para acompanhamento e discussão dos conteúdos ministrados. Na semana que antecedeu à avaliação, foram realizados grupos de estudo com ênfase na caracterização das epistemologias: positivismo, marxismo, fenomenologia e estruturalismo. Após a avaliação iniciou-se as orientações para a elaboração do trabalho de conclusão de disciplina, o qual foi proposto investigar uma dissertação com o objetivo de indicar qual das teorias estudadas embasaram-na. Esses atendimentos foram realizados presencialmente, por telefone e por e-mail. Os alunos realizaram a leitura da dissertação escolhida e apresentaram uma análise prévia. A monitoria não objetivou afirmar ao aluno qual era essa vertente, mas conduzi-lo a uma conclusão mais acertada por meio dos pontos que destacou e respondendo as perguntas da monitora. Alguns trabalhos precisaram ser relidos para identificar de fato por qual vertente o pesquisador movimentava-se. A disciplina Itinerários Científicos I é uma das mais densas do curso de Pedagogia, as reflexões não são realizadas por meio de intérpretes, mas pela leitura do autor da obra. Na escuta dos alunos, observou-se que a maioria não está habituada à densidade dos conteúdos. Assim, a partir da leitura prévia, foram realizadas discussões destacando suas dúvidas. A monitora também solicitou auxílio da professora orientadora em caso de dúvidas. A resposta dos alunos foi positiva ao entendimento que apreendiam dos textos ao final das orientações. A avaliação refletiu o resultado desses grupos de estudo, bem como a elaboração dos trabalhos escritos. Os trabalhos de conclusão de disciplina refletiram também os resultados das orientações. O Programa Institucional de Monitoria permitiu o aperfeiçoamento para a formação da discente, devido à retomada mais aprofundada dos textos clássicos e por meio da experiência de trabalhar no reforço do trabalho didático, de forma dialética, dos alunos ingressantes, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico de ambos, monitor e aluno. A monitoria, portanto, contribuiu no auxílio à interpretação dos textos, à apresentação dos seminários e à orientação do trabalho final de disciplina.

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Publicado

2018-03-19

Como Citar

Vareiro, M. T. S. M., & Centeno, C. V. (2018). UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA POR MEIO DE TEXTOS CLÁSSICOS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4616

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS