MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: O CASO DA DISCIPLINA TURISMO E PATRIMÔNIOS I

Autores

  • Diego de Lima Pacheco
  • Camila de Brito Quadros Lara

Resumo

O Programa Institucional de Monitoria oportuniza ao discente a atuação em projetos acadêmicos de ensino com a supervisão de um professor orientador responsável pelo mesmo. O projeto para monitoria de Turismo e Patrimônios I surgiu da necessidade de ajudar alunos do primeiro ano do curso de turismo da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), de maneira que esses pudessem passar pela disciplina sem grandes dificuldades, obtendo o maior número de aprovações. O objetivo da disciplina é instruir o aluno para que esse seja capaz de compreender o que é o Patrimônio Histórico/Cultural, Natural e Turístico, assim como sua relação com o turismo e a comunidade local. Os objetivos específicos compreendem estipular horários para atendimento de dúvidas dos alunos, acompanhar os conteúdos e os discentes da disciplina e apresentar os resultados da experiência da monitoria no evento ENEPEX. Uma das ações realizadas com a turma foi o City Tour pela cidade de Dourados, onde eles puderam visitar alguns patrimônios culturais, como por exemplo: Usina Velha, Praça Paraguaia e Praça Antônio João. Esse projeto desenvolveu-se do início de abril ao final de julho de 2017. As monitorias eram ofertadas na sala do segundo ano todas as sextas-feiras das 19 às 22 horas. No total, participaram das monitorias 12 alunos. Os atendimentos da monitoria foram focados na complementação dos conteúdos relacionados a transformação do conceito de patrimônio e bens culturais de caráter material e imaterial e seus potenciais para desenvolver atividades turísticas, entendendo patrimônio enquanto produto/atrativo para o turismo cultural, preservando a identidade, autenticidade e tradição das comunidades locais, além de contextualizar museus e a legislação ao patrimônio. Sabe-se que em anos anteriores mesmo com a monitoria, alguns ainda apresentavam dificuldades como ocorreu em 2016, com alguns reprovados. Em 2017 a monitoria foi ofertada até dias antes do exame final, resultando em 100% de aprovação da turma. Comparando 2016 com 2017 percebe-se grande evolução e a importância da monitoria no aprendizado dos alunos. Percebe-se também a autonomia desenvolvida pelo aluno monitor, que aprimora suas responsabilidades no meio acadêmico, além de aumentar a relação entre professor, monitor e alunos.

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Publicado

2018-03-19

Como Citar

Pacheco, D. de L., & Lara, C. de B. Q. (2018). MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: O CASO DA DISCIPLINA TURISMO E PATRIMÔNIOS I. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4615

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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