OFICINA DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE POEMAS: SOLETRANDO À LITERATURA

Caio Simão Carnaúba de Oliveira, Leonardo Honorato, Letícia de Paula Silva

Resumo


O subprojeto em questão, Oficina de análise e desenvolvimento de poemas: Soletrando à Literatura, vem sendo organizado pelos acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Cassilândia/curso de Letras – Português/Inglês. As atividades são desenvolvidas por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), executado na Escola Estadual São José no município de Cassilândia Mato Grosso do Sul, com alunos do ensino médio, sendo estes 1°s e 2°s anos. A elaboração dos trabalhos é preparada em cima das aulas Eletivas, com temas propostos para o primeiro semestre pela Secretaria da Educação do Estado, assim sendo A Literatura do Centro-Oeste. A intenção do soletrando tem como principais objetivos ampliar a competência lexical dos alunos e buscar também aulas mais dinâmicas em relação a Literatura, já que as palavras selecionadas são retiradas de poemas analisados, é notável que o conhecimento crítico deles desenvolve a cada vez mais, em decorrência de debates que aprimoram a competência linguística e discursiva. Utilizando como materiais de ensino, recursos midiáticos sobretudo, pesquisas sobre a biografia de autores trabalhados e obras destes e com o uso da Lexicografia Pedagógica é selecionado dos poemas palavras que causam estranhamento aos alunos, afim de dar um melhor conhecimento acerca do vocabulário. Ao termino do conteúdo referente de cada autor(a) é proposto uma atividade avaliativa e uma competição de soletração entre os educandos de cada sala. É perceptível a melhora não só na escrita e argumentações pertencentes às análises propostas mas como também o conhecimento de mundo dos envolvidos. De acordo com alguns alunos, nos quais desenvolveu-se uma entrevista a respeito do subprojeto, a proposta foi atendida, pois a maioria destes, enxergaram as aulas como uma maneira de motivação, em virtude das aulas trazerem um novo olhar à Literatura que eles imaginavam. Para tanto, vale ressaltar a importância do PIBID aos acadêmicos, pois este, proporciona um contato direto com a realidade que irão enfrentar, assim preparando bons educadores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.