SISTEMA DE FEIXE/AULAS PRÁTICAS: IMPORTÂNCIA DESSES RECURSOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Erika Prudencio Nery, Juliane Vida Lemos de Oliveira, Thasiane Santos de Oliveira, Viviane Cristina dos Santos

Resumo


Atualmente o Ensino de Ciências da Natureza, está em constante busca por aperfeiçoamento, isso demonstra de certa forma a clareza e a ineficiência dos métodos atuais de ensino, que por sua vez buscam trabalhar de forma unitária a aprendizagem do estudante, não atendendo ao conjunto que a forma como um todo e consequentemente o entendimento. Partindo desse pressuposto surge o Sistema de Feixe que tem por base, agrupar três contribuintes do ensino (Escola-Professor, Universidade-Docente e Estagiários),todos juntos formam um conjunto de feixes que tem por função ajudar os estudantes a adquirir o conhecimento científico,não deixando porém que o mesmo, perca os seus conhecimentos construídos no seu cotidiano.Aliados a isso,surge um denominador comum denominador para o ensino,as aulas práticas.Estas por sua vez foram realizadas pelos acadêmicos do PIBID, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de Coxim-MS e tornou-se um importante recurso metodológico, as aulas foram ministradas no laboratório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e na Escola Municipal William Tavares de Oliveira,no Município de Coxim-MS e possibilitou ao estudante desenvolver o conhecimento sistematizado,com estimulo a investigação e facilitou a compreensão dos conteúdos programáticos.O objetivo do trabalho foi de possibilitar os alunos do Ensino Fundamental melhor compreensão dos conteúdos programáticos através de aulas práticas no Laboratório da UEMS e na Escola William Tavares de Oliveira.Fazendo que assim o Sistema de feixes(Escola-Professor, Universidade - Docentes e Estagiários do PIBID) propiciassem aos estudantes um auxilio e estímulo a desenvolver seus conhecimentos e compreensão,também a fazer a relação com os conteúdos abordados em sala de aula.Foi observado que as aulas práticas como Sistema de feixes, obteve relevância para o ensino de Ciências da Natureza,embora a análise foi feita de modo qualitativo e não quantitativo , percebeu-se a importância dessa união de saberes, não significando no entanto que tais aulas fossem uma melhoria do ensino tradicional,mas sim como uma extensão unificada entre os diferentes meios de ensino, confirmando assim que o estudante consegue uma compreensão quando a construção do seu conhecimento se dá de forma integrada ,unificada,como em um feixe.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.