LEITURA, ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS: LITERATURA DE CORDEL

Fatima Neide Lima Toledo, Neide Araujo Castilho Teno, Aline Morales Moreti

Resumo


Este trabalho refere-se a um Projeto de ensino- PIBID de Língua Portuguesa que está sendo desenvolvido no ensino fundamental II, de uma escola pública. O PIBID trata de um programa institucional de bolsa de iniciação a docência vinculado a UEMS, com a finalidade de apoiar os alunos da licenciatura plena em sua formação docente. A elaboração do projeto na escola justifica-se pela necessidade de aprimorar a aprendizagem, no que diz respeito às competências de leitura, interpretação e produção de textos. Neste sentido, este estudo tem como objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e consequentemente melhorar o desempenho escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, através da leitura de textos poéticos como a Literatura de Cordel e dialogando com as outras áreas do conhecimento, de maneira que aluno e professor são sujeitos da ação. Considerou-se a importância e a presença dos textos poéticos presentes nas letras de música como ponto de partida para execução das ações propostas, e como estratégias para elaboração das atividades do projeto. O público alvo foram os alunos do sétimo ano totalizando em média setenta e seis alunos. Teóricos como: ALTENFELDER e ARMELIN, (2010); DOLZ e SCHENEUWLY (2004); JOLIBERT (1994) e outros nortearam os estudos teóricos do projeto acerca dos procedimentos de leitura, implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão e na produção do texto poético. Os resultados parciais apontam para um grande número de alunos que ainda apresentam dificuldades quanto a leitura, estabelecer relações entre partes de um texto poético, identificando estrofes, rimas, versos ou substituições que contribuem para a construção de uma poesia de cordel.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.