A FRONTEIRA A PARTIR DE IMAGENS: UMA AÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Priscylla Cavalcante da Silva, Elizângela Conceição, Luciana Lemos, Maria Madalena Ramires Ortega

Resumo


Este trabalho versa sobre a proposta de atividade voltada ao ensino de geografia apresentando uma reflexão sobre as relações fronteiriças em Mato Grosso do Sul, com foco para as cidades-gêmeas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, considerando para isso análises atuais sobre o conceito de fronteira na perspectiva da Geografia Política. Nesse contexto, o trabalho foi desenvolvido mediante uma atividade didática realizada na disciplina de Geografia de Mato Grosso do Sul, a qual foi proposta uma ação teórico-prática de pesquisa bibliográfica sobre fronteira no território sul-mato-grossense, com a produção de material temático na forma de banner para apresentação em sala de aula com os resultados das análises realizadas durante a pesquisa. O trabalho teve por objetivo desenvolver e apresentar experiências para o ensino de geografia. A metodologia consistiu no desenvolvimento de prática-didático-pedagógica. Além disso, o propósito dessa atividade se pauta numa abordagem temática sobre o espaço regional sul-mato-grossense. Desse modo, o trabalho aqui apresentado busca expor uma análise sobre a fronteira em uma área específica, em função de questões históricas e políticas que podem ser compreendidas a partir de ilustrações fotográficas que retratam as relações cotidianas nesse espaço de fronteira. Associado a esse conteúdo, metodologicamente foi realizado um levantamento bibliográfico, sistematização de material temático mediante análise de livros e noticiários sobre este recorte espacial e correlacionado a isso, foi realizado um levantamento de imagens por meio de sítios eletrônicos que destacam essa fronteira e suas essencialidades. Todas as etapas de trabalho foram praticadas em grupos visando, demonstrar as diferenças compreensões históricas, culturais, social, educacional, políticas, econômicas a partir das imagens selecionadas. Os resultados foram apresentados em sala de aula, envolveram os acadêmicos do quarto ano do curso de Licenciatura em Geografia da UEMS – Unidade de Jardim. Tal proposta contribuiu para correlacionar às práticas aos conteúdos teóricos ministrados na disciplina da Geografia do Mato Grosso do Sul permitindo contextualizar e integrar a teoria e a prática, vista como um procedimento metodológico que permite motivar o estudo sobre o tema fronteira, agregando a produção de atividades práticas de ensino essenciais à formação acadêmica do profissional licenciado em Geografia.


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