PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONHECENDO A COMPOSIÇÃO DO SOLO E SUAS DIFERENTES TEXTURAS

Elizângela Conceição, Maria Madalena Ramires Ortega, Vera Lúcia Freitas Marinho

Resumo


Este trabalho versa sobre a proposta de atividade voltada ao ensino de geografia abordando a composição dos solos e suas diferentes texturas cuja análise pode ser realizada através da identificação da granulometria que permite classificar os componentes sólidos em classes de acordo com seu diâmetro. A textura do solo é estuda pela análise granulométrica, a qual permite classificar os componentes sólidos em classes de acordo com seu diâmetro. A parte sólida do solo é constituída por material inorgânico e orgânico, geralmente ligados. Em certos solos o material inorgânico sólidos é constituído por partículas grosseiras dando-lhes aspectos cascalhento ou arenoso, em outros predominam as frações coloidais, dando ao solo características argiloso. O trabalho teve por objetivos desenvolver e apresentar experiências de ensino de solos as quais permitiram a análise, identificação e comparação dos diferentes tipos de solo e suas características comuns, como por exemplo, a presença de água, areia e argila que variam em proporção na constituição de cada tipo de solo. A metodologia consistiu no desenvolvimento de prática-pedagógica, envolvendo a coleta de amostras de solo e a gravação e montagem de uma vídeo-aula, demonstrando os tipos de solos com diferentes texturas: arenoso e argiloso. A realização do trabalho consistiu nos seguintes procedimentos: formação dos grupos, coleta e organização das amostras de solos visando criar, hipoteticamente, um tipo solo “arenoso” e outro “argiloso”. Todas as etapas de trabalho foram gravadas e editadas em uma vídeo-aula, visando demonstrar as diferentes composições, textura e granulometria percebida em cada amostra. Os resultados foram apresentados em sala de aula, envolveram os acadêmicos do terceiro ano do curso de Licenciatura em Geografia da UEMS – Unidade de Jardim. Tal proposta contribuiu para correlacionar às práticas aos conteúdos teóricos ministrados na disciplina de Fundamentos de Pedologia, permitindo contextualizar e integrar a teoria e a prática, vista como um procedimento metodológico que permite motivar o estudo sobre o tema solo, agregando a produção de atividades práticas de ensino essenciais à formação acadêmica do profissional licenciado em Geografia.


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