AS DIVERSIDADES LINGUÍSTICAS E DISCURSIVAS DOS GÊNEROS, DRAMÁTICO E MUSICAL, EM AÇÕES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DO SUBPROJETO DO PIBID – LETRAS UEMS – UNIDADE DE JARDIM

Iolanda Espíndola, Jeferson Vieira, Kettlyn Martins, Jisalda Silva Pleutim, Adelia Maria Evangelista Azevedo

Resumo


As ações pedagógicas direcionadas às diversidades linguísticas e discursivas do gênero dramático e musical são primordiais quando desenvolvidas em oficinas do Subprojeto de Letras– UEMS – Unidade de Jardim, na Escola Estadual“Cel. Pedro José Rufino” – Jardim - MS, para o público juvenil. O presente projeto consiste em aproximar os estudantes do ensino médio aos gêneros clássicos, de modo especial, o Trovadorismo, direcionando leituras literárias à(s) releitura(s) a partir da diversidade de gêneros e readaptando os textos produzidos pelos adolescentes para a realidade atual.Organizamos o presente trabalho em fases: a primeira consiste na pesquisa e seleção dos textos literários, letras de músicas e também o estudo das características e leituras das diferentes cantigas do Trovadorismo. A segunda será a de proposta de oficinas direcionadas à readaptação das (re)leituras, fazendo transposições para a atualidade. A terceira buscará a produção de novos textos a partir de paródias e realização de peças teatrais para a dramatização por alunos do ensino médio, textos esses, que serão de inteira autoria dos alunos, buscando ligar as características do Trovadorismo para a realidade de hoje. O suporte teórico está centrado nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Além disso, segue pos conteúdos específicos do Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul, para o Ensino Médio, preferencialmente, para as séries iniciais. Atualmente, os resultados parciais apontam para uma melhoria no interesse dos adolescentes na leitura e na produção escrita adaptada para a produção teatral. Outro ponto positivo está na vivência e experiência em corrigir e acompanhar o processo de leitura e reescrita dos alunos do ensino médio, centrando o foco no gênero poético e nas adaptações temáticas. Desse modo, pretendemos finalizar o projeto nos últimos meses letivos de 2017 com a apresentação teatral e musical dos grupos. A temática será a música trovadoresca cantada e tocada por eles, sob a organização e direção de bolsistas e professores do Pibid envolvidos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.