KIT MOLECULAR E NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS

Lucry Marcos Mathias da Silva Filho, Giovana Silva Lima, Karoline Figueira Cruz, Silas Helede de Carvalho, Micheli dos Santos Souza, Josiane Silva Ferraz

Resumo


Com o intuito de manter a atenção dos alunos no decorrer da aula e principalmente no momento de desenvolverem as atividades, torna-se necessário trazer novos desafios para a sala de aula, a implantação de exercícios lúdicos no conteúdo a ser aplicado, faz com que os alunos participem com uma maior intensidade das atividades propostas, proporcionando assim aos alunos a assimilarem com maior facilidade o tema em questão, a maneira inovadora de aplicação dos exercícios em sala de aula, poderá fazer com que os alunos aprendam, ao mesmo tempo que se divertem em um procedimento que faz com que eles queiram aprender sempre mais. O objetivo do kit molecular é estimar o aluno aprender de uma forma diferente, ou seja, que o divirta. Deste modo os alunos deveriam identificar as diferentes nomenclatura de hidrocarbonetos e monta-los com a ajuda do kit molecular. O trabalho foi aplicado ao terceiro ano do ensino médio no período matutino na instituição Escolar Estadual Antônio Fernandes no primeiro bimestre, o trabalho precisou de duas aulas para ser aplicado, na primeira aula foi sobreposto uma revisão do conteúdo de hidrocarbonetos com exercícios semelhantes à atividade. Os alunos foram divididos em cinco grupos, cada grupo foi supervisionado por um aluno bolsista do PIBID - UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) em uma mesa onde encontraram um kit molecular e uma folha sobre ela, essa folha estava numerada com vinte e quatro nomenclaturas de hidrocarbonetos, ao inicio do exercício a folha ficou em mãos dos alunos bolsista - UEMS. O aluno deveria escolher um numero de um a vinte e quatro, e a nomenclatura do numero escolhido teria de ser montada com o kit em três minutos, cada aluno escolheu dois números. Os números selecionados foram riscados da folha, pois não poderiam ser escolhidos novamente. A pontuação total que o aluno pode fazer foi de cinco pontos, Cada nomenclatura sorteada valeu dois pontos e meio, cada carbono a mais ou a menos foi descontado 0,2 pontos, o mesmo valeu para falta de hidrogênios, de duplas ou triplas ligações. O trabalho foi concluído de modo esperado com exceção de poucos alunos, os demais além de se divertirem com uma atividade diferente aprenderam do modo desejado, dos cinco grupos, os alunos que tiveram uma nota abaixo do previsto foram apenas os que faltavam frequentemente nas aulas e os que faltaram na revisão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.