SOFÁ ESTAMPADO: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE MICRONARRATIVAS

Lucas Gonçalves Alencastro, Mayla Pereira de Moraes

Resumo


Esta apresentação trata de uma experiência de trabalho que foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017, na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, articulado ao subprojeto PIBID/CAPES de Língua Portuguesa. O PIBID constitui um programa institucional de bolsa de iniciação à docência, vinculada a UEMS, com a finalidade de apoiar os alunos da licenciatura plena em sua formação docente. A elaboração do projeto justifica-se pelas dificuldades dos alunos do 7º ano do ensino fundamental vinham apresentando na leitura, interpretação e produção de texto. Assim, este estudo tem como objetivo de aprimorar a leitura visando contribuir com o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. A metodologia utilizada para as diferentes ações foram: leituras, individual, jogralizada coletiva da obra literária “Sofá Estampado” de Lygia Bojunga Nunes. Dada o volume de textos presentes na obra, alguns textos foram selecionados para execução de atividades permeando leitura de textos e compreensão, dialogando com o tempo todo com outras áreas de conhecimento, de maneira que aluno e professor são sujeitos da ação. O trabalho envolveu a interpretação dos subtendidas destacando a temática abordada pela autora, tendo com ponto de apoio músicas, crônicas e micronarrativas. O público alvo foram os alunos do sétimo ano da escola, embora alunos de outras series estiveram envolvidos nas atividades. Teóricos como: BAGNO (2006); MARCUSCHI (2005),GARCIA (2007) e outros nortearam os estudos teóricos do projeto acerca dos procedimentos de leitura, implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto, e na compreensão dos descritores. Os resultados parciais apontam para significativo avanço por parte alunos, apesar de ainda ser notadas algumas dificuldades quanto a leitura, estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. Foi elaborado como resultado confecções de cartazes, escrita e reescrita de textos, além de debates em sala de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.