INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Jéssica Porto, Kimberlly Dilza Teixeira Batista, Neide Araujo Castilho Teno, Aline Morales Moreti

Resumo


O projeto que ora propomos de Língua Portuguesa para o ensino Fundamental justifica se pela importância de ser um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdo de leitura e escrita. Ao pensar que na sala de aula, é impossível o professor ter tempo para dedicar-se a todos os alunos, uma intervenção no contra turno certamente possibilitaria avanços na avaliação dos alunos. Justifica-se ainda dada as dificuldades apresentadas pelos alunos em: ortografia, leitura, interpretações e produção de textos, e a necessidade de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua em suas modalidades escrita e oral, refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Esse projeto está relacionado com as ações vinculas ao (Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência) -PIBID, Língua Portuguesa, Universidade Estatual de Mato Grosso do Sul- UEMS, como uma maneira de inserir os alunos do curso de Letras a iniciação à docência. Trata de um projeto de intervenção, realizado com os 8º anos das turmas A e B , em uma Escola Pública, no contra turno. Esse foi o critério utilizado para dar oportunidade aos alunos em participar das aulas sem prejuízo de suas aulas no período escolar. O objetivo principal deste projeto foi oportunizar os alunos a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre os assuntos estudado. A metodologia foi fundamental para obtenção do êxito nas atividades, com aulas presenciais, rodas de leituras, confecções de cartazes, produção textos diversificados, leitura e exploração da oralidade. Como resultados podemos mencionar da importância das ações, que de certa maneira constituiu um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdo de leitura e escrita. Na lacuna da falta de tempo e espaço em sala de aula para solucionar as dúvidas dos alunos, o projeto de intervenção no contra turno foi o diferencial para que os alunos resolvessem seus impasses na aprendizagem. A comunidade escolar mostrou- se exceptiva com o desenvolvimento das ações de intervenção pedagógica contribuindo em trazer os alunos para a escola.


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