ECONOMIA II

Autores

  • Ana Alves Rufino
  • Djalma Quirino Carvalho

Resumo

O presente trabalho de monitoria teve como objetivo a contribuição para o processo ensino/aprendizagem travado entre discentes e docentes sobre a matéria Economia II, o auxílio dos acadêmicos do 2º ano de Ciências Sociais na compreensão da disciplina, assim como revisões da matéria que auxiliaram o professor orientador no levantamento de fontes para o desenvolvimento de material a ser desenvolvido em sala de aula; o incentivo dos acadêmicos a fazerem um estudo aprofundado da disciplina por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico; o desenvolvimento e o exercício de pesquisa; discussões e debates dentro da disciplina. O aluno monitor, juntamente com o professor orientador, para melhor desempenho, utiliza como metodologia a pesquisa de assuntos de interesse da disciplina, buscando, sob supervisão do docente, material extra que proporcionem um maior aprofundamento na disciplina e matérias específicas estudadas; trabalhar conjuntamente com o professor os temas a serem abordados na disciplina a fim de preparar o material didático; auxiliar o docente na preparação do material didático e de apoio para discussão e reflexão na sala de aula; identificar, por um lado, os temas de maior interesse dos discentes, e por outro, suas dificuldades de aprendizagem nos temas abordados, para fins de discussão e redirecionamento das atividades didático-pedagógicas, se necessário; auxiliar o docente da disciplina no processo didático-pedagógico por ele trabalhado; acompanhar as atividades de sala de aula e atender os alunos em plantão de dúvidas; debates sobre obras clássicas e exibição de filmes, que possuam nexo com o contexto da matéria trabalhada. Durante a atividade desenvolvida, o aluno monitor deveria cumprir a carga horaria de 8 horas semanais, divida a princípio em dois dias durante a semana, com o intuito de efetuar o plantão de dúvidas e auxílio aos estudantes da disciplina, no entanto, os acadêmicos matriculados na disciplina não buscou o plantão de auxilio, contudo, a permanência do aluno monitor nos plantões permaneceu durante todo o período da atividade, usando esse tempo para o melhor conhecimento da disciplina da atividade de monitoria, juntamente com as demais matérias do curso de Ciências Sociais. O programa de monitoria, mesmo que em alguns casos o aluno monitor não é solicitado, ajuda de forma significativa, para dedicação as disciplinas do curso.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

Rufino, A. A., & Carvalho, D. Q. (2017). ECONOMIA II. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3898

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS