OS JOGOS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Bruna de Brito Machado
  • Kaline Gauna Silva
  • Cristine Akeme Minohara
  • Mirian Xavier

Resumo

Os jogos didáticos é um grande aliado para os professores, pois tornam as aulas mais atrativas e facilita o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o uso dessa modalidade auxilia no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos, além de promover a interação entre alunos e professor. O presente trabalho teve como o objetivo relatar uma experiência obtida através da aplicação de um jogo didático, que abordava conceitos de biodiversidade aos alunos da 2ª série do ensino médio, da Escola Estadual Professor Alício Araújo, durante o mês de agosto de 2016. Os bolsistas doPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID) elaboraram e coordenaram a atividade. As questões do jogo estavam em forma de cartas e a atividade foi conduzida da seguinte forma: a turma foi dividida em dois grandes grupos, cada grupo tinha um tempo para descobrir a resposta através de dicas que lhes foram passadas, caso não conseguissem descobrir de qual assunto se tratava, eles tinham a opção de passar a questão para o outro grupo. Quando não respondiam, ou respondiam incorretamente, um integrante do grupo recebia uma torta na cara. Este jogo criava condições para que os alunos relacionassem os novos conceitos às informações que eles já conheciam sobre as características e importância ambiental de organismos de todos os reinos da biologia. Ao iniciarmos a atividade, foi possível evidenciar perceptível certa tensão por parte dos grupos, porém ao serem estimulados com dicas para que conseguissem relacionar e responder as questões, os alunos passavam a se manifestar com mais frequência. Dessa forma, a cada rodada, os estudantes demonstraram mais segurança e interesse, com isso eles ainda sanaram dúvidas e acrescentaram algumas curiosidades sobre o tema.A partir dessa experiência, pode-se reconhecer a importância de atividades dessa natureza, pois pode ser um meio de revisar conceitos e ainda auxilia na promoção e socialização de conhecimento, facilitando dessa forma o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos nessa experiência comprovam não só a importância da utilização de diferentes modalidades didáticas, mas também a contribuição do PIBID para os futuros profissionais da área da educação, tendo em vista a troca de aprendizagens e conhecimento, entre os bolsistas e os demais sujeitos da escola.

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Publicado

2017-01-27

Como Citar

Machado, B. de B., Silva, K. G., Minohara, C. A., & Xavier, M. (2017). OS JOGOS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3868

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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