EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COMO MONITOR NA DISCIPLINA MATEMÁTICA DISCRETA

Autores

  • Mirian Moreira Soares
  • Adilson Lelis Nunes Júnior

Resumo

Neste trabalho auxiliamos os acadêmicos iniciantes no curso de Licenciatura em Matemática em suas dificuldades no acompanhamento dos conteúdos estudados na disciplina Matemática Discreta. Este trabalho tem como objetivo atender as necessidades institucionais de nivelamento e apoio aos acadêmicos com dificuldades de adaptação. Os conteúdos previstos para serem estudados na disciplina Matemática Discreta são trabalhados de acordo com o interesse dos acadêmicos, ou seja, são trabalhados somente aqueles conteúdos que os acadêmicos apresentam dificuldades em seu aprendizado. Esses conteúdos são trabalhados através de aulas expositivas semanais utilizando lousa e giz. Nas aulas fixamos os conceitos e resultados através de resolução de problemas. São destinadas duas horas semanais para o planejamento e preparo de atividades que são desenvolvidas durante duas horas em sala de aula com os alunos. Através de encontros semanais o professor-orientador fornece os subsídios necessários às atividades de monitoria. Ele orienta no planejamento e preparo de atividades que são desenvolvidas durante a semana com os acadêmicos. Nessas orientações as discussões sobre questões teóricas e práticas são muito enriquecedoras para a formação do aluno-monitor, licenciando em matemática. Essas discussões, além de proporcionar um clima de comprometimento com o aprendizado, estimulam a prática da transmissão de conhecimentos e trocas de experiências entre os discentes, contribuindo para melhorar os seus rendimentos acadêmicos. Atuar como aluno-monitor permite-nos sentir as responsabilidades e os desafios do exercício da docência com mais intensidade. Vivenciar na prática as teorias estudadas no curso de Licenciatura em Matemática permite-nos compreendê-las de forma mais substancial, com mais sensibilidade. Quando referimos as teorias estudadas no curso estamos considerando tanto aquelas vistas nas disciplinas de formação específica quanto nas disciplinas de formação pedagógica e geral. A monitoria é uma via de mão dupla, o aluno-monitor ao ajudar os estudantes, público alvo, em suas dificuldades de assimilação de teorias também alcança um amadurecimento teórico satisfatório para desempenhar melhor suas atividades acadêmicas e, futuramente, profissionais.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Soares, M. M., & Nunes Júnior, A. L. (2016). EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COMO MONITOR NA DISCIPLINA MATEMÁTICA DISCRETA. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3533

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA