A MONITORIA ACRESCENTANDO CONHECIMENTO E INTERESSE NA ÁREA DE TURISMO E PATRIMÔNIO

Autores

  • Maqueline Arguelo de Souza
  • Camila de Brito Quadros Lara

Resumo

A monitoria esta sendo desenvolvida na disciplina de Turismo e Patrimônios que é ministrada aos acadêmicos do 2º ano de Turismo – Ênfase em Ambientes Naturais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A disciplina de Turismo e Patrimônios trabalha definições e na construção de conceitos patrimoniais,valorização , preservação e de como podemos trabalhar na área do turismo de forma sustentável. Foi estabelecido em conjunto com os alunos monitorados e professora orientadora o horário de todas as quintas-feiras a partir das 18:00 horas para troca de conhecimentos. Com inicio em Abril de 2015 e previsão de término em Novembro de 2015, o acadêmico-monitor assume as atividades de monitoria, onde auxilia o professor no desenvolvimento da disciplina que esta em andamento desde o inicio do ano letivo, onde já se concluíram algumas atividades. Tivemos uma palestra com o professor Carlos Magno que proferiu, “Identidade sul- mato grossense”. Recebemos também a palestra “A transformação da usina velha em um patrimônio histórico-cultural douradense, com a mestra em historia e turismóloga Maira Laís Pinto e outros. Dentre as atividades que continua em andamento está à participação no Curso a Distancia – On-line de Educação Patrimonial, projeto executado pelo Programa Municipal de Cultura, de Londrina/PR. E agendado para o dia 26/09/2015 uma visita técnica em alguns lugares que fazem parte do patrimônio histórico de Dourados.Com este acompanhamento participativo e colaborativo junto aos alunos no processo de ensino e aprendizagem, também agrego valores e conhecimentos específicos juntamente com a prática amadora da profissão de docente universitária. Assim está ação extraclasse contribui para meu aprendizado afim de alcançar o melhor aproveitamento da disciplina , ressaltando a importância do projeto de monitoria como modalidade de ensino e aprendizagem. A troca de conhecimentos seja ela no aspecto pessoal ou intelectual entre aluno-monitor e alunos monitorados e professor-orientador, vai muito mais alem da vida acadêmica. Estou vivenciando esta oportunidade de forma produtiva, melhorando meu conhecimento e perspectivas futuras profissionais e pessoais.Espero que ao término da minha monitoria tenha conseguido alcançar os objetivos do projeto de forma produtiva .

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

de Souza, M. A., & Quadros Lara, C. de B. (2016). A MONITORIA ACRESCENTANDO CONHECIMENTO E INTERESSE NA ÁREA DE TURISMO E PATRIMÔNIO. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2875

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS