ATIVIDADE DE COMPRAS NAS MICROEMPRESAS VAREJISTAS DE AUTOPEÇAS EM DOURADOS/MS

Autores

  • Glazielle Jardi Bezerra UCDB.
  • Manfredo Rode . UFGD.
  • Gleicy Jardi Bezerra UFRGS.

Resumo

número de empregos gerados e influenciando expressivamente no aumento do Produto Interno Bruto. No município de Dourados o setor varejista de autopeças ocupa uma importante posição devido ao número expressivo de veículos leves que circulam na cidade. Sendo assim, o artigo objetiva verificar como é organizado o processo de compras dentro dessas organizações, uma vez que o setor influencia diretamente no lucro das empresas por estar ligado ao custo dos produtos a serem vendidos. Para obtenção dos resultados, foi realizada uma pesquisa na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, com as microempresas varejistas de autopeças. Na elaboração da pesquisa foi realizado primeiramente um estudo em fontes literárias para um melhor entendimento do assunto e em seguida foi elaborado um questionário e encaminhado aos responsáveis pela realização de compras de cada empresa. Através da pesquisa literária, pode-se observar que o setor influencia positivamente na sobrevivência e no sucesso das empresas no mercado. A pesquisa empírica apontou que um percentual de empresas (68,42%) possui um setor específico de compras dentro de suas organizações, além disso, pode-se observar que as empresas se organizam para realizar compras, seguindo os estágios conforme modelo apresentado por Kotler (2009). 

Biografia do Autor

Glazielle Jardi Bezerra, UCDB.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Grade Dourados - UFGD. Atualmente é Pós-graduanda lato sensu a distância em Auditoria e Perícia Contábil na UCDB.

Manfredo Rode ., UFGD.

Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia – FACE/UFGD.

Gleicy Jardi Bezerra, UFRGS.

Bacharel em Administração e Mestre em Agronegócios, ambos pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente doutoranda em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-01-28

Como Citar

Bezerra, G. J., ., M. R., & Bezerra, G. J. (2018). ATIVIDADE DE COMPRAS NAS MICROEMPRESAS VAREJISTAS DE AUTOPEÇAS EM DOURADOS/MS. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/3203

Edição

Seção

Iniciacao Cientifica - ADMINISTRACAO