Auditoria interna aplicada à gestão de pessoas

Autores

  • Tânia Regina Barros Benites Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Jose APARECIDO ARANHA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Resumo

A auditoria tornou-se uma peça fundamental para as empresas, que procuram cada vez mais a eficiência, produtividade e manter um bom nível de satisfação dos funcionários.  Desta forma este trabalho tem por objetivo demonstrar que a auditoria interna, pode ser uma ferramenta de auxilio para o setor de gestão de pessoas, minimizando os riscos que ocorrem com frequência nesta área. As constantes mudanças exigidas pelo mercado globalizado criaram a necessidade de uma boa gestão de pessoas, onde se pode observar quem está por trás de seus processos, uma vez que informação, conhecimento e criatividade, tornaram-se um recurso de sobrevivência para as empresas. Os frequentes riscos que as empresas vêm enfrentando na área de pessoal tem dificultado a condução das questões relacionadas aos profissionais de gestão de pessoas e assim também acabam dificultando a decisões da gestão empresarial. Sendo assim se uma gestão de pessoas não for realizada adequadamente, poderá prejudicar a empresa e é neste momento que se espera que a auditoria interna poderá auxiliar a gestão de pessoas. Portanto, essas considerações levam à questão problema: a auditoria interna pode auxiliar na gestão de pessoas?  A metodologia utilizada foi: quanto ao tipo pesquisa descritiva, quanto ao método pesquisa qualitativa e quanto aos meios pesquisa bibliográfica. Conclui-se que auditoria interna aliada a gestão de pessoas poderá ser uma maneira eficiente de encontrar soluções confiáveis para reduzir, controlar e prevenir os riscos, evitando assim desgastes e prejuízos para as empresas.

Biografia do Autor

Tânia Regina Barros Benites, Universidade Anhanguera-Uniderp

Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada "Lato Sensu" em Auditoria e Perícia Contábil. Tutora do curso de graduação em Ciências Contábeis - EaD da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Jose APARECIDO ARANHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração, mestre em Ciências Cotábeis e Financeiras e Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.  Professor Assistente no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. 

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Benites, T. R. B., & ARANHA, J. A. (2015). Auditoria interna aplicada à gestão de pessoas. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2786

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)