AGRICULTURA FAMILIAR NO PARAGUAI: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PRODUTOS E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA.

Autores

  • Nelson David Lesmo Duarte Universidade Federal da Grande Dourados / Universidad Nacional de Asunción
  • Alex Ferreira da Silva Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Madalena Maria Schlindwein Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a produção de mandioca, algodão, gergelim e mamona no Departamento de Concepción e o seu comportamento na economia local. O agronegócio tem sido o principal elemento econômico para a balança comercial paraguaia. Além da produção em escala, a produção de alimentos é um item que o governo não pode deixar de destinar atenção, pois isso garante a segurança alimentar da nação. Como o grande produtor tem o foco no mercado internacional, a produção alimentar fica sobre a responsabilidade dos agricultores familiares. Esses produtores enfrentam inúmeras dificuldades que vão desde falta de políticas creditícias a oscilações e especulações no preço de seus produtos. Organismos internacionais já identificaram a relevância da produção familiar para o combate à fome em nações menos favorecidas.

Biografia do Autor

Nelson David Lesmo Duarte, Universidade Federal da Grande Dourados / Universidad Nacional de Asunción

Professor da Universidad Nacional de Asuncíon no curso de Admnistración e Ganaderia; Aluno do mestrado em Agronegócio da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Alex Ferreira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Aluno do mestrado em Agronegócio da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.Coordenador de Gestão de Pessoas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Câmpus Ponta Porã. 

Madalena Maria Schlindwein, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Economia Aplicada pela ESALQ/USP; Professora e Pesquisadora da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Duarte, N. D. L., da Silva, A. F., & Schlindwein, M. M. (2015). AGRICULTURA FAMILIAR NO PARAGUAI: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PRODUTOS E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2777

Edição

Seção

Artigos Completos